26 de maio de 2015

Livro: Orgulho e preconceito - Jane Austen

 

Sinopse:

Considerada a primeira romancista moderna da literatura inglesa, Jane Austen começou seu segundo romance, ORGULHO E PRECONCEITO, antes dos 21 anos de idade. 

Originalmente, a obra foi intitulada "Primeiras Impressões", devido às aparências dos personagens envolvidos na trama. Entretanto, por também se preocupar com os preconceitos causados pelo julgamento dos personagens, a autora decidiu que ORGULHO E PRECONCEITO seria um título mais apropriado. 

Assim como em outras obras de Austen, o livro é escrito de forma satírica. Casamentos não convencionais e infelizes são usados como contexto para denunciar elementos com os quais a autora discorda e para focar nas pessoas frívolas e ignorantes que caracterizam a sociedade contemporânea ao Século 18. 

ORGULHO E PRECONCEITO pode ser considerado como especial porque transcende o preconceito causado pelas falsas primeiras impressões e adentra no psicológico, mostrando como o autoconhecimento pode interferir nos julgamentos errôneos feitos a outras pessoas. 

A autora revela certas e posturas de seus personagens em situações cotidianas que, muitas vezes, causam momentos cômicos aos leitores, dando um caráter mais leve e satírico ao livro. A história é contada sob a perspectiva de Elizabeth, mas não foi elaborada em primeira pessoa, resultando na falta de situações comoventes e dramáticas. Há pouca descrição de cenários e o desenvolvimento da trama é composto pela interação entre ideias e atitudes dos personagens. As emoções e sentimentos devem ser decifrados por quem decidir mergulhar na obra de Jane Austen, uma vez que encobertos nas entrelinhas do texto. 

A escritora inglesa apresenta seu poder de expressar a discriminação de maneira sutil e perspicaz em ORGULHO E PRECONCEITO; ela é capaz de transmitir mensagens complexas valendo-se de seu estilo a um tempo simples e espirituoso. 

O principal assunto do livro é contemplado logo na frase inicial, quando a autora menciona que um homem solteiro e possuidor de grande fortuna deve ser o desejo de uma esposa. Com esta citação, Jane Austen faz três referências importantes: a autora declara que o foco da trama será os relacionamentos e os casamentos, dá um tom de humor à obra ao falar de maneira inteligente acerca de um tema comum, e prepara o leitor para uma caçada de um marido em busca da esposa ideal e de uma mulher perseguindo pretendentes. 

O romance retrata a relação entre Elizabeth Bennet (Lizzy) e Fitzwilliam Darcy na Inglaterra rural do século 18. Lizzy possui outras quatro irmãs, nenhuma delas casadas, o que a Sra. Bennet, mãe de Lizzy, considera um absurdo. Quando o Sr. Bingley, jovem bem sucedido, aluga uma mansão próxima da casa dos Bennet, a Sra. Bennet vê nele um possível marido para uma de suas filhas. De fato, ele parece se interessar bastante por Jane, sua filha mais velha, logo no primeiro baile em que ele, as irmãs e o Sr. Darcy, seu amigo, comparecem. Enquanto o Sr. Bingley é visto com bons olhos por todos, o Sr. Darcy, por seu jeito frio, é mal falado. Lizzy, em particular, desgosta imensamente dele, por ele ter ferido seu orgulho na primeira vez em que se encontram. A recíproca não é verdadeira. 

Mesmo com uma má primeira impressão, Darcy realmente se encanta por Lizzy, sem que ela saiba do fato. A partir daí o livro mostra a evolução do relacionamento entre eles e os que os rodeiam, mostrando também, desse modo, a sociedade do final do século 18. 

Opinando:

E com um dos inicio de livros mais famosos do mundo inicia-se esse clássico da literatura mundial de leitura obrigatória!

Com o desafio literário que estou participando neste ano eu tive a oportunidade incrível de reler um dos livros mais lindos, majestosos, amados e aiiiiiiiiiiiii <3 como="" desse="" eu="" falar="" livro.="" nem="" p="" sei="">

Ele foi o meu primeiro contato com Jane Austen e é considerado o livro favorito de muitas pessoas, eu ainda tenho minhas dúvidas dele e de Razão e sentimento, pois ele me toca muito e me identifico com Marianne.

Para mim o grande destaque dessa história é aforma como ela contada, com toques de humor seco, com uma pitada do humor britânico tão característico, e com aquele Q de conto de fadas ao lidar com a procura das mocinhas pelos seus pares românticos.


Elizabeth é uma personagem forte, heroína do romance, a irmã que todas gostaríamos de ter. com sua inteligencia, seus olhos e língua afiada, ela é a companhia perfeita para um chá, e quem não gostaria de tomar chá com ela né.

Já o Mr. Darcy, é o homem orgulhoso, o que se acha perfeito de sua espécie, o que instiga, o que se faz de durão, mas que ao longo da leitura se reflete em um homem apaixonado e doce.

Os encontros de Lizzy com Darcy, são de soltar faíscas e de prender o leitor de tal maneira, que você deseja mais e mais! são normalmente as passagens mais marcantes que fazem grandes frases, e grandes reflexões sobre a natureza humana!


Já o outro casal, a linda Jane que é minha personagem favorita, pelo seu jeito meigo, sua forma de sempre esperar o bom e o bem dos demais, aiii ela é muito amor. (eu disse que ia ser complicado escrever sobre esse livro).

O Mr. Binley é também um amor, e uma das criaturas mais fofas do mundo, que admira as mulheres de uma forma doce, o que deixa as leitoras de plantão suspirando tanto quanto o protagonista do livro!

Só posso encerrar esse post, dizendo que a experiencia de reler esse livro foi mágica, e que ele se tornou novamente meu xodó, e que eu pretendo ler sim em inglês muito em breve, para ver se se manteve apesar da tradução a deliciosa escrita da autora.

É um livro... é uma história, é uma escrita 5 estrelas, mais super favoritada!

Eu recomendo também que assistam as adaptações cinematográficas para a história principalmente esta da universal studios de 2006, que têm uma das trilhas sonoras mais lindas do mundo!


e digo mais....

Se ainda não entendeu porquê!


Beijos enormes e até o próximo post!

8 comentários:

  1. Eu preciso reler Orgulho e Preconceito! Foi o primeiro livro que eu li da Jane Austen e confesso que não lembro muito dos detalhes (esse ano assisti "The Lizzie Bennet Diaries" e fiquei apavorada de ver quanta coisa eu não lembrava, rsrs)
    Quero muito ler Razão e Sensibilidade também ;)
    Beijos,
    alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Own, releia é realmente um livro para se ler em muitos momentos de nossa vida, pois ele a cada nova leitura nos traz mais detalhes que antes não conhecemos!
      Beijos e obrigada pelo comentário!

      Excluir
  2. Ai, meu Deus, eu amo Orgulho e Preconceito! Tenho o livro tanto em português quanto em inglês (meu pai me deu o livro em inglês quando me formei no curso de inglês, hehe). Tenho o DVD do filme de 2005 e tb tenho a famosa série da BBC, sem falar de "Lost in Austen" e Austenland, hehe! Sou apaixonada pelas obras da Jane Austen, essa mulher manjava do babado!

    =)

    Suelen Mattos
    ___________
    ROMANTIC GIRL

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ahahahahah adorei o essa mulher manjava do babado, sim realmente eu acho ela uma mulher incrível pois soube como descrever e vivenciar o amor... eu amo a obra dela, e suas histórias, também tenho uma pequena coleção sobre Jane Austen, qualquer dia mostro no blog!
      Beijão e obrigada por comentar!!!

      Excluir
  3. Aii ai aiii, amoooooooooooooooooooo muitooo esse livro!!!!!!!
    Lindo demais!!!
    Já estou na terceira releitura, se bem que dei uma parada agora rsrsrs
    Ai mas odiei a versãao bilíngue, porque a trad. ficou péeeeessima!!!
    To lendo em inglês só de raiva kkkkkkk
    mas quero em português porque tem horas que só quero minha lengua kkkkkk
    bjoos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kkkkkkkkkkk eu intercalei na leitura, e é bem aquilo que você me falou, é uma escrita super fluida em inglês, nem parece um romance tão antigo!
      *---*
      Além dos toques de sarcasmo e das piadas tão comuns da jane que ficam mais claras numa leitura na lingua mesmo!
      :D adorei... eu tenho a edição da martin clared em português não é uma tradução ótima mas é bem melhor que essa da landmark
      beijos

      Excluir
  4. Eu também preciso ler esse livro, o filme é dos meus favoritos e toda vez que passa eu assisto, imagino o quando vc gosta dele, tanto que teve de reler rsrs

    Daily of Books

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, é um livro ótimo e que super recomendo a todos!
      Acho que esse é o livro que inclusive pode apresentar o leitor a livros mais clássicos!
      :D beijos enormes :D e que bom te ver por aqui!

      Excluir