25 de outubro de 2014

Livro: A viajante do tempo - Diana Gabaldon


Sinopse - A Viajante do Tempo - Outlander - Livro 01 - Diana Gabaldon

Claire, a protagonista de A viajante do tempo é uma mulher de personalidade forte, lutando para se manter num mundo de homens violentos, que busca seu verdadeiro amor enquanto participa de importantes acontecimentos da história. Claire Beauchamp Randall foi separada de seu marido Frank pouco depois da lua-de-mel, quando ele foi convocado para lutar na Segunda Guerra Mundial. Ao final do conflito, Claire e Frank se reencontram e retomam a vida que tinham em comum numa viagem a Escócia. Mas o reencontro não ocorre da forma esperada. Parece haver entre a esposa e o marido um distanciamento muito maior do que aquele causado pelos anos de guerra. Ao visitar uma antiga e mística formação de rochas, Claire finalmente vai conhecer seu destino.


Opinando...

Esse sem duvida vai ser um dos post mais complicado de fazer durante esse ano, bom porque tanta complicação, por vários motivos, principal deles, é que é um livro com dois extremos de um mundo todo criado.

A narrativa é toda é feita pela mocinha Claire, o que tonar a história com um começo bastante cansativo (pra ser sincera com todos vocês eu cheguei a ponto de abandonar a leitura e continuei por pura teimosia). ela começa contando do casamento dela com Frank, dos anos de guerra, da sua criação pelo tio Lamb e diversas outras coisas, mas o que mais em irritou no inicio da história foi a tradução errada de nomes de ruas e lugares, e da falta de notas de rodapé explicando termos em galego e gaélico, que são citados como tradições de Inverness por Frank (que diga-se de passagem é o historiador mais estranho que já eu já tive o prazer de ler sobre, o cara simplesmente é uma máquina de conhecimento! Como assim?). Tanto que essa "enrolação" se alonga por mais de 200 páginas, quando finalmente ela consegue viajar no tempo, e ir pra ação mesmo, ela têm uma sessão divagação que também poderia ser cortado (eu avisei a todos foi um começo de leitura bastante complicado).

O livro começou a me prender direito e a me fazer investir na história depois que a mocinha é salva por Murtagh (ahhh aquele lindin) e levada para junto dos homens de Dougal. Dai somos apresentados a personagens bem trabalhados, com características únicas, com um mundo de possibilidades, o que foi um choque para a mocinha e fez ela para de ser tão chata (mas sim ela continua chata). 

A viajem pela escócia aonde temos a descrição dos lugares, passados e dos castelos é o mais legal nessa parte da história, além das tentativas de fuga infrutíferas da mocinha, todas acabam de uma forma muito desastrosa. E antes de me perguntarem, isso não é spoiler pois segundo os pensamentos dela ela tenta escapar dele a torto e direito desde o inicio do livro e que voltar ao Frank.


Mas a gente sabe também que ela não consegue sucesso em nenhuma de suas tentativas e com isso acaba indo parar no castelo, e desenvolvendo uma relação com um começo bem do esquisito com Jaime , e ahhh ele têm um belo de um mistério por trás.... que inclusive é ai que a autora te prende e começa a fazer você ler o livro compulsivamente. Inclusive esse mistériosinho apesar de ser resolvido lá pela metade da história ainda têm consequências que levaram a outros acontecimentos.

O Jaime é um fofo, sem dúvida nenhuma, mas não é do tipo de mocinho que me faz suspirar e muito menos meu personagem favorito, é apenas um bom mocinho e que têm uma paciência de Jacó, diga-se de passagem, porque se fosse comigo em alguns momentos alguém já teria tido alguns probleminhas... 

Resumindo, é uma boa história, é mais muito enrolada, é um livro grande de quase 800 páginas,(nessa edição da Rocco) que poderia ter sido desenvolvido em 400 a 500 tranquilamente. quando peguei ele emprestado, a dona me avisou que a diana é conhecida pelo seu detalhismo, mas na minha singela opinião ela é enrolona mesmo, pois não têm necessidade de descrever tintin por tintin duas, três vezes o rosto dos personagens, o salão, partes do castelo, emplastos e usso da medição. Além das divagações da Claire, que não acrescentam em nada na história e que em alguns momentos inclusive te irritam.

Não sei se consegui transmitir tudo nesse pequeno texto mas tenho medo de continuar falando e começar a soltar um spoiler depois do outro.

Dica...

Têm a série de tv baseada nos livros, que têm uma das trilhas sonoras mais lindas que já ouvi, e que traz toda a essência do livro sem grandes modificações, e que vale a pena assistir.
Confiram a música tema...


E para quem quiser escutar inteira eu recomendo essa versão...


Minha nota tanto pra série como pro livro foram 4 estrelas, e vou começar assim que der ler o segundo volume da série, dai trago minha opinião para vocês, beijos enormes e bom sabadão!


2 comentários:

  1. É o tipo de leitura que eu abandonaria e não voltaria mais, com certeza, só pelo que vc conta na sua resenha. Já não sou fã desse tipo de história mirabolante e viagens no tempo, ainda cheio de enrolação, não leio mesmo!
    Tenho trauma de um, chamado A mulher do viajante do tempo, nossa que livro confuso, o filme é bom, mas o livro abandonei, não curto nada que vai e volta, gosto de histórias retas rsrs
    Adorei sua resenha, como sempre muito bem feita!

    http://dailyofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha para mim valeu a pena principalmente por Murtagh (aquele lindooooo !!!)
      Mas a histp´´oria é boa apesar de tudo... e tem boas partes mas mta enrolação mesmo
      que bom que vc gostou da resenha estou tentando melhorar cada vez mais!

      beijokas

      Excluir