26 de fevereiro de 2015

Livor: Os Lusíadas - Luís de Camões


Sinopse:

Os Lusíadas é uma obra poética do escritor Luís Vaz de Camões, considerada a epopeia portuguesa por excelência. Provavelmente concluída em 1556, foi publicada pela primeira vez em 1572 no período literário do classicismo, três anos após o regresso do autor do Oriente.

A obra é composta de dez cantos, 1102 estrofes que são oitavas decassílabas, sujeitas ao esquema rímico fixo AB AB AB CC – oitava rima camoniana. A ação central é a descoberta do caminho marítimo para a Índia por Vasco da Gama, à volta da qual se vão descrevendo outros episódios da história de Portugal, glorificando o povo português.

Opinando...

Antes de tudo quero deixar claro que essa é apenas uma opinião pessoal a respeito da leitura e não uma postagem destinada a vestibulando ou para estudos da obra, apenas alguém que ama poesia querendo falar um pouco sobre poesia épica (um dos gêneros favoritos).

Durante a leitura desse livro eu escutei alguns, "Boa sorte!" ou "Porquê você está lendo isso?" que realmente te deixam com aquela pulguinha atrás da orelha sobre várias questões e me fez querer ao escrever esse post contar um pouquinho da minha história com literatura épica.

Quem acompanha o blog a um tempo sabe que eu sou faço história e que sou fã de textos que além de contar personagem nos dão um clima histórico principalmente em períodos mais afastados dos nossos dias, a prova disso são os romances ambientados, os livros de ação entre outros. Eu já havia lido e relido diversos poemas épicos então para mim a experiência de leitura não foi tão complicada!

Minha dica simplesmente é leia em voz alta e pense como se fosse uma história fechada. E simplesmente leia, se você se sente um pouco inseguro, assista videos relacionados a obra, leia resumos, ou sinopses, mas leia.

Normalmente a poesia é um dos gêneros mais complicados pois ela é ritmada, então porque não escutar música ao ler, ou inventar uma batidinha de pé... Por mais bobo que isso possa parecer é a forma de encarar o texto que transforma essa numa leitura prazerosa, ou obrigatória.

Mas falando do texto em si, nele temos descritos as viagens dos portugueses no mar, a descoberta das novas terras e é considerado o maior poema da língua portuguesa já escrito, tanto que ele foi publicado logo após a sua composição em 1572.

Escrito de uma forma de narração que mescla elementos de memorização assim como a Ilíada e a Odisséia, esse é um poema que conta a jornada de um herói, nesse caso Vasco da Gama. E como toda a jornada temos elementos ao longo da leitura que podem ser destacados como:

  • Recursos linguísticos.
  • Forma que a viajem é descrita como sendo uma obrigação do protagonista imposta como uma tarefa por Deus e pelo Rei.
  • O amor sendo um elemento recorrente na narrativa, amor a terra, ao rei, à Deus.
Recomendo o vídeo:


Foi uma leitura boa, não vou mentir que foi fluida, mas não é o bicho de 7 cabeças que normalmente pintam por ai. Mas foi uma leitura muito legal e que eu recomendo, minha avaliação é 4 estrelinhas e apenas digo, não tenha medo do poema e apenas o leia.


Beijos e até o próximo post!!



Nenhum comentário:

Postar um comentário