5 de agosto de 2015

#Livro: O Bobo - Alexandre Herculano


Sinopse:

O Bobo - Romance narrado pelo bobo da corte do Castelo de Guimarães, publicado inicialmente em 1843, conta o amor fatal de dois cavaleiros rivais por Dulce, a mulher anjo romântica.


Opinado:

Mais um livro que vêm para a minha coleção que considero uma obra prima, mas não para qualquer um!

O Bobo é um romance histórico, ambientado na Idade Média (assim como meu xodozinho chamado Ivanhoé), considerado um clássico português do século XIX, que conta a trajetória de um bobo da corte que vive no castelo de Guimarães, e se torna elemento fundamental na história de amor entre Dulce, a mulher idealizada como anjo, e de egas um cavalheiro valente mas pobre.

Esse é um romance no melhor estilo capa e espada,aonde temos cenas de conspiração, cenas de batalhas intercaladas com uma linda história de amor cortês descritas de forma doce. Na qual acabamos por vermos claramente caracterizados os seus personagens e desenvolvemos um apreço bastante revelador sobre cada um deles.

Ele é um romance escrito em uma linguagem extremamente rebuscada o que para muitas pessoas pode se tornar um pouco chato, mas se você está acostumado com clássicos brasileiros não sentirá grandes dificuldades e nada que um bom dicionário ou mesmo o google não o ajude durante a leitura.

Me vi envolvida com o sofrimento de Dulce desde o principio, e até mesmo pela forma como o autor descreve a heroína romântica, dando a ela uma personalidade forte, mas sem deixa-la caracterizada demais. Tanto que ela e o próprio Dom Bibas que dá nome ao romance, dão um toque de realidade em sua narrativa, e se tornaram disparado meus personagens favoritos desse pequeno livro.

Simplesmente adorei o livro dei 5 estrelas e entrou pra minha prateleira dos favoritos.

Nessa minha edição está junto "O arco de sant' Ana" do Almeida Garrett, que pretendo ler em breve!

Beijos enormes, e boa semana vocês!

Nenhum comentário:

Postar um comentário