16 de setembro de 2014

Livro: Razão e Sentimento - Jane Austen


Sinopse...

No countryside inglês do início do século XIX, a relação conflituosa de duas irmãs de personalidades opostas - uma, sensível, e outra, realista - conduz à reflexão sobre temas como a frivolidade do amor por interesse e a fidelidade do amor verdadeiro.


Opinando...


Gostaria de saber como começar a falar um pouco sobre esse livro!


Sabe quando terminamos a leitura e sentimos que atingimos todos os objetivos? Que uma parte de nós ficou, outra foi levada? Quando tu acha que não poderia se identificar mais ainda com uma personagem do que a jane (a irmã mais velha dos Benedict) te surge uma Marianne que sempre escuta a voz do coração e dá razão aos sentimentos, provocando assim atitudes impensadas e muito sofrimento a ela mesma.

Do lado oposto temos a sua irmã mais velha, Elionor, que era a razão em pessoa, tanto que seus parentes e amigos lhe procuravam afim de lhe pedir o conselho sobre algum assunto que estava em pauta no momento. Essa usa a racionalidade como arma para encontrar a felicidade.

O grande dilema desse livro realmente é a disputa entre a razão e sentimento e como os dois grandes opostos acabam por se interligar formando uma pessoa com defeitos e qualidades.

Temos uma critica ao sentimentalismo exagerado e ao uso em sua totalidade da razão vistas de forma mais gradual e concisa. Realmente um livro que me fez pensar sobre os assuntos do coração e da razão.

Degustem....
 Esse foi um dos primeiros livros escritos por jane e uma de suas obras consideradas menos maduras, principalmente pelo não aprofundamento das personalidades, pela menção excessiva a cartas, e pelo desfecho que nem sempre as pessoas sabem aonde ela quis chegar. 

Mas para mim foi uma leitura super prazerosa, que me despertou pensamentos a respeito dos assuntos do coração e de como os romances atualmente não tem se focado em como lidamos com esses sentimentos ou com o interior dos personagens.

Como diz na introdução do livro "Jane Austen é algo para ler e reler durante a vida toda." Pois se tivesse lido esse livro aos meus 16 anos (que foi quando li pela primeira vez "Orgulho e preconceito" e "A Abadia de Northanger") não teria compreendido tudo o que essa história se provocou a me mostrar e me fazer refletir.

Não sei se preciso dizer mas minha nota foi 5 estrelas e um coração apaixonado pelo coronel Brandon! 


Sobre a edição eu tive o prazer de ler essa nova tradução da Nova fronteira de Ivo Barroso, considerado o melhor tradutor no Brasil dos romances do século XIX; Ganhei inclusive esse exemplar da linda da Paty (do blog Guardiã da Meia Noite) que me deu esse exemplar lindoso com dedicatória, muito obrigada pelo carinho e e ela sua amizade! E eu dedico esse pequeno texto a você! espero que goste...

E ai alguém mais já leu, e gostaria de deixar a sua opinião!?
Eu Irei adorar ler...
Beijokas enormes em seus corações... e até a próxima postagem!






4 comentários:

  1. Realmente Razão e Sentimento, ou Razão e Sensibilidade é um livro apesar de muitos não acharem a história madura e profunda, mas ao mesmo tempo só um leitor mais maduro para entender o que Jane quis expressar.

    Te falei que essa edição é mil, com toda certeza uma das melhores traduções e revisões do livro, o que também colabora bastante com uma leitura prazerosa.

    Adorei a resenha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico muito felzi que vc gostou... sua opinião é muito importante pra mim!!!
      :3
      sim realmente é a melhor tradução que li! Apesar que a da bestBolso é boa tbmmmm :3

      Beijokass docess....

      Excluir
  2. Eu gostei muito! você opinou perfeitamente bem rsrs.
    Fiquei ainda com mais vontade de ler. Não tenho esse livro.Mas vou comprar e com certeza, vou lembrar de você.
    Beijo! :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ownnnn Jana linda...
      fico muito feliz que você tenha gostado e que instiguei a fazer a leitura desse livro maravilhoso!
      :3
      o próximo que lerei da autora será Lady Susan!!!! :3
      eu espero que vc se apaixone muitooo por Jane que nem eu! :3
      bjokas enormessss

      Excluir