13 de junho de 2015

Livro: Saber envelhecer/ A Amizade - Cícero




Sinopse:

Saber envelhecer e A amizade - Marco Tulio Cícero nasceu em Arpino, próximo de Roma, em 106 a.C. e morreu assassinado pelo centurião Herênio a mando de seu inimigo político Marco Antônio. Político influente, jurista, orador, filósofo, sua obra – vasta e diversificada – é uma das mais importantes da literatura latina e influentes na cultura ocidental. Escreveu 10 tratados filósofos, entre os quais Re Publica, De Natura e De Legibus, quase 1.000 cartas, dezenas de orações, tratados de retórica e as célebres Catilinárias.

Neste límpido texto sobre a velhice, Cícero desenvolve a tese de que a "arte de envelhecer" é encontrar o prazer que todas as idades proporcionam, pois todas têm as suas virtudes. 

Em A Amizade, temos o tratado definitivo sobre a fraternidade e as relações sociais.

Opinando:

Esse é um daqueles livros!

Sabe um desses livros, que tentamos encontrar uma classificação, algo, uma forma dele de se modificar, é um daqueles livros, que buscamos, ler em tempos em tempos, que não nos desprende das palavras, que nos deixam em ressacas literárias.

Sim esse é um daqueles livros que apesar de não possuir história, é só um homem contando sobre a velhice, seus prazeres, suas vantagens, suas desvantagens, sua forma, é apenas mais um livro que te faz refletir, mas não refletir sobre si mesmo apenas, mas como você lida com o tempo, se ele é seu amigo! seu inimigo, seu companheiro, como você o trata e como eis tratado por ele.

E esse é mais um daqueles post, que eu fico sem saber o que falar sobre isso, é um texto curto, fluido, gostoso de ser lido! Acredito eu que fácil de ser encontrado (tanto em sebos, livrarias, ou mesmo em pdf). Um texto que dialoga com você e com seus pensamentos, simplesmente algo para se guardar, para se refletir! E um daqueles livros, que você simplesmente não conseguiu captar toda a mensagem que o autor quis te passar, e então será necessário uma releitura!

Simplesmente 5 estrelas e corações eternos!

Degustação!

"Que há de mais agradável do que ter alguém a quem se ousa contar tudo como a si mesmo!" (pg. 87)

...é isso gente, espero que tenham gostado do post... mil beijinhos e até o próximo!


Nenhum comentário:

Postar um comentário