9 de dezembro de 2014

Livro: A Libélula no âmbar - Diana Gabaldon

Opinando:

Claire Randall guardou um segredo por vinte anos. Ao voltar para as majestosas Terras Altas da Escócia, envoltas em brumas e mistério, está disposta a revelar à sua filha Brianna a surpreendente história do seu nascimento. É chegada a hora de contar a verdade sobre um antigo círculo de pedras, sobre um amor que transcende as fronteiras do tempo... E sobre o guerreiro escocês que a levou da segurança do século XX para os perigos do século XVIII. O legado de sangue e desejo que envolve Brianna finalmente vem à tona quando Claire relembra a sua jornada em uma corte parisiense cheia de intrigas e conflitos, correndo contra o tempo para evitar o destino trágico da revolta dos escoceses. Com tudo o que conhece sobre o futuro, será que ela conseguirá salvar a vida de James Fraser e da criança que carrega no ventre?

Opinando:

Falar com vocês a respeito dos livros da diana é sempre um desafio.

Por várias razões desde uma enrolação básica que já é característica da autora e porque o romance realmente não é algo que me atrai nesses livros, meu personagem favorito no segundo volume continua sendo o Murtagh, nesse romance inclusive ele têm uma participação bem menor do que no outro mas que não deixa de ser importante.

A Claire apesar de ter melhorado muito como ´personagem ainda continua sendo birrenta e tendo aquelas alucinações bizarras além de mandar no coitado do Jaime, que bem nesse livro tá mais engraçado e crianção do que nunca, temos várias cenas dele lutando com salsichão, se tornando um homem de negócios francês que não faz nada além de provar vinhos e vistoriar barcos. Sim isso mesmo.

O começo do livro é muito, muito chato... mas a sorte que dura apenas 3 capítulos (diferente do primeiro volume da série que dura mais de 200 páginas). Mas depois temos a apresentação ao famoso príncipe da Escócia... e dai o negocio fica ahhh... interessante, descobrimos que o James, (sim ele é James mas foi chamado pelos escoceses de Charlie) é tudo que a Revolução Jacobita espera que ele não seja, mimado, egoísta e claro totalmente indeciso, o príncipe é colocado aos cuidados do nosso herói e dai começam as cenas engraçadas.

A autora também reviveu todos os passos antes das famosas batalhas do levante de 1745, e sinceramente essas para mim foram as páginas em que a história mais me fez querer ler mais de mais, mas isso porque eu sou historiadora e gosto de livros de historia mas admito que para quem esta acostumado a ler romances apenas com pano de fundo histórico essas passagens poderão se tornar bastante maçantes.

O final do livro é de cortar o coração pois a autora te faz não saber o que aconteceu durante a famosa batalha de Culloden, e te termina a historia com uma frase que o leitor fica, como assim acabou?

Também temos a linda participação de Colum e de Dougal, que finalmente revelam alguns segredinhos deixados lá no primeiro livro.

No balanço geral eu gostei mais da continuação do que do primeiro apesar de tudo e minha nota continua sendo 4 estrelas, mas ainda penso que seria um livro muito melhor se fosse escrito em menos páginas, com mais foco nas personalidades de outros personagens que realmente são muito mais interessantes do que a mocinha.

É isso gente alguém mais leu esse segundo volume da série?
Se sim que tal deixar um comentário fofo falando o que achou?
beijocas enormes e até o próximo post

2 comentários:

  1. Oi Ana!

    como sempre suas resenha são ótimas!
    também fico pensando nesta enrolação da Diana para escrever estes livros rsrs bom, deve ser o estilo dela mesmo rsrs
    Obrigada pelos comentários lá no meus bloguitos :D
    beijoooo

    ResponderExcluir
  2. Sim, eu descobri que Diana têm outra série tão enrolona quanto essa, mas te falo amiga esse volume é bem mais legal que o primeiro, que bom que gostou dos comentários e da resenha
    fico muito contente com isso!
    Beijokas normes

    ResponderExcluir