28 de dezembro de 2014

Livro: Ivanhoé - Walter Scott

Sinopse:

Um clássico da literatura mundial, a obra prima de Sir Walter Scott. Ivanhoé é um livro do qual todos já ouviram falar. A saga do cavaleiro negro, os Templários e as Cruzadas. Uma história de amor, guerra e honra.

Opinando!

Oie, gente tudo bem? Eu espero que sim, vamos a mais uma resenha que deveria ter sido publicada antes, mas que bem esse livro foi impacto para mim e eu espero nesse pequeno texto consegui expressar o porquê!

Para começo de conversa vou tentar falar um pouquinho mais da história pois realmente essa sinopse não está ajudando muito não. o livro é considerado por muitos o primeiro romance histórico ambientado na Idade Média pela fase romântica na literatura, por muitos considerada um clássico realmente estupendo (e por essa leitora um dos melhores livros da minha vida, realmente ele entrou pelos 5 melhores). O Walter Scott nos conta a história de Ivanoé, ou o cavaleiro negro, um sobrevivente das cruzados, que descende de saxões e que após ser expulso pelo pai por defender seus ideais de unificação da Bretanha acaba por seguir o rei Ricardo coração de Leão durante a reconquista da Terra Santa. 

Mas ao voltar para casa o nosso herói sobre diversos acidentes, que o impedem de retornar para casa (mas ao longo da história não sabemos porque ele quer ir de encontro com pai), mas além de herói temos outros personagens que merecem destaque e menções pois são simplesmente fantásticos e super desenvolvidos. Temo Gurth o guardador de porcos fiel, que ajudará Ivanhoé em suas missões e será seu escudeiro com passar das história. temos o bobo Wamba, que séria uma figura peculiar responsável pelos momentos mais engraçados da história e que nos cativa com o seu amo pelo seu dono (sim, os dois são escravos).

Também devemos uma parte especial falar sobre as mocinhas da história que são duas a bela Judia Rebecca, que encanta a todos quando passa, mas que será uma figura forte e determinada, além da bela Rowena, a quem o nosso herói deu seu coração e será a sua dama, elas são personagens decididas e fortes, mas sem perder aquele toque da mulher medieval que busca refugio em seu próprio mundo e que possui características de beleza principais, pela sua doçura, pelo seu modo de falar e andar, realmente é um deleite para qualquer leitor ler as passagens aonde o narrador nos conta os predicados da mocinha e ver como ele é sempre delicado ao tratar do cabelo e dos seus sentimentos, além de imparcial, pois revela também expressões que as personagens usam ao falar, ou mesmo as faciais a cada parte da história.

Devo destacar que essa é uma obra politica, que fala sobre guerras, poder, e sobre relações sociais, aonde o autor se preocupou ao construir seu narrador em terceira pessoa (que jamais descobrimos quem seja) dados históricos e costumes da época, isso torna o livro uma leitura rica e que necessita de muita atenção, assim como a maioria dos romances históricos que nos desprende.

Ao ler esse livro eu tive a mesma sensação de que eu não queria que a história acabasse, e isso só me aconteceu ao ler "As Cronicas de Artur" do Bernard Cornwell, tanto é que cheguei ao ponto de poupar minha leitura para que ela nunca acabasse e indo aos poucos, se em algum momento de minha vida como leitora eu cheguei perto de ter uma ressaca literária foi com o final do livro, pois eu não queria me desprender da história ou me esquecer dos personagens que de uma forma bastante gostosa se tornaram uma parte de mim, eu acho que não preciso dizer que esta foi sem nenhuma dúvida e nenhum, ponto negativo uma leitura 5 estrelas, e um livro favorito para ler e reler, e que ele é altamente recomendado por mim, e que estou ansiosa para ler outros livros do autor.

É isso gente, espero que tenham gostado post, e que ele tenha ficado um pouco claro, beijocas enormes e leiam Ivanhoé! 

2 comentários:

  1. olá Ana!

    Estou querendo reler esse livro,como disse pra você outra vez eu li a muito tempo atrás... e agora com sua postagem fiquei com mais vontade ainda rsrs...amei a capa do livro.Lembra aqueles livros antigos :)

    bom, deixa eu aproveitar para desejar uma ótima passagem de ano.E um 2015 com muitas realizações.
    Beijoooo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oieee jana... aii to muito feliz que vc tenha gostado, :) fiquei bastante satisfeita com tudo dentro do livro e adorei mesmo!

      Sim é uma edição bem bonita :D mas a história é mais,,,, (olha eu ai puxando saco da história de novo )

      Obrigada... desejo a vc tbm uma ótima passagem de ano e que 2015 te traga muitas realizações :)

      beijooo enormessss

      Excluir