24 de novembro de 2013

Livro: A corista e outras histórias - Tchékhov


Sinopse - A Corista & Outras Histórias - Anton Tchékhov

Tchékhov é um dos maiores contistas da história da literatura. Ao lado de Gogol, Maupassant, Poe e outros poucos privilegiados, ele compõe a seleta galeria daqueles que elevaram o gênero a sua altura máxima. Tchékhov aborda os temas comuns, cotidianos. A partir de vidas na maioria das vezes inexpressivas produz uma literatura genial. A rotina, a mesquinhez, as idiossincrasias de seus personagens são expostas na dimensão humana mais ampla, combinando os grandes e os pequenos gestos. Não há mistificação, mas há generosidade. Há humor e autocomiseração. Muitas vezes há também melancolia, vidas que deveriam se cruzar e se perdem. Sua matéria-prima são pessoas comuns, vidas comuns, e o resultado é uma obra eterna, definitiva.

Pequena opinião...

Na descrição desse pequeno livro é dito: "Ninguém melhor que Tchékhov compreendeu a tragédia contida nas pequenas coisas da vida!" (Máximo Gorki)

Eu to apaixonada por essa coleçãozinha da LPM, o preço, o formato, e os títulos são surpreendentes, meu primeiro contato com o autor foi  "A dama do cachorrinho e outras histórias" Aonde ele traça pequenas trágedias humanas, que poderiam acontecer com qualquer um.

Ele é um autor de contos e tem seu lugar na fama ao lado de Poe, Gogol entre outros. Mas o que se surpreende em sua obra é o fato de ele descrever os problemas do cotidiano. problemas que levam o homem a revelar suas faces mais negras, ou as coisas mais privilégiadas. Para mim esta é uma obra reflexiva, afinal qual seria realmente a maior natureza humana?

São oito os contos que compõem esta edição: A palerma, O gordo e o magro, Ele brigou com a esposa, A carteira, A corista, A dama do cachorrinho, A noiva e Trapaceiros à força - Historinha de Ano-Novo.

Meu favorito é "A Palerma" pois é um conto sobre o julgamento do homem sobre seu semelhante, junto com a covardia das pessoas por lutarem pelos seus atos e seus direitos.

É um livro curtinho, gostoso, capaz de instigar o leitor a uma leitura rápida, e de qualidade!

Degustação:

{...} Fiquei  olhando quando ela se afastava e pensei: "Como é fácil ser poderosos nesse mundo!". (pág 6)
                                                        -------------X------------

Espero que tenham gostado dessa pequena opinião, que tal deixar um comentário e fazer esse blogueiro feliz!
Beijos e bom domingo!


2 comentários:

  1. Tbm amo essa coleção da LPM, tenho os do Snoopy que quero completar, muito bons pq por serem pequenos levo pra qualquer lugar, e tem qualidade, nunca li esse autor que resenhou, mas tenho curiosidade, adorei!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim... sem contar os títulos, eles trazem desde clássicos a romances contemporâneos com uma qualidade de tradução e revisão muito boa :) leia esse autor russo apesar do nome nada atrativo ele é uma delicia de ser lido, constroem tantas histórias lindas, a partir da própria tragédia da vida comum!
      :) é algo que dá pra reler dentro de uns anos e ter uma nova experiencia com o autor! Que bom que gostou bjokas

      Excluir