13 de novembro de 2013

Livro: Balzac : A Obra prima inacabada (seguido de : Um episódio durante o Terror) - Balzac

Sinopse - A Obra-Prima Ignorada seguido de Um Episódio Durante o Terror - Coleção 64 Páginas - Honoré de Balzac
Duas histórias com a marca do gênio que inventou o romance moderno Nicolas Poussin é um jovem pintor interiorano em Paris. Em uma visita ao atelier do seu mestre, encontra uma figura impres­sio­nan­­te, um velho pintor com um extraordinário discurso sobre a “obra perfeita”. Mentor e aluno “bebem” então os ensinamentos do velho artista. “A obra-prima ignorada” é um texto que serve como pretexto para Balzac discutir as questões da arte e mostrar como a paixão pelo belo ideal leva um pintor à autodestruição. Um clássico sobre a busca da perfeição e a loucura. O outro conto se passa sob o regime do Terror (1793), durante a Revolução Francesa, um ano depois de Luís XVI ser guilhotinado. Uma estranha confraria formada por religiosos, monarquistas e tipos estranhos se reúne para cultuar a memória do rei. Um relato extraordinário, com um final surpreendente.­ Estas duas histórias são uma verdadeira degustação para a Comédia humana, com a poderosa marca do gênio que inventou o romance moderno.

Singela opinião:

Clássicos são clássicos, e cada vez que me defronto com uma obra dessas, de fácil acesso, texto gostoso, e principalmente um precinho convidativo me pego me perguntando como as pessoas não leem clássicos?

Eu nunca tinha me deparado com a obra dele, mas sou muito curiosa em relação a "comédia humana" , sua obra mais conhecida, e então resolvi fazer essa pequena degustação da sua escrita.

A experiencia não poderia ser melhor!

No primeiro conto temos a historia de dois artistas, o mestre e seu discípulo, que buscam criar a sua obra perfeita, a Vênus (Deusa do Amor Romana) para isso eles buscam entrar em contato com a jovem noiva e amante do discípulo. Mas ela se nega posar para o retrato em nome da modéstia  e com medo de perder o seu amor!

Na segunda história já temos um episodio que acontece durante a revolução francesa. E as chamadas noites de terror. Esse é um conto mais pesado mas não deixa de ser interessante. Pois tratasse da busca de religiosos para tentarem cultuar a face de um rei! Sim!

A premissa dessa edição da LPM fala que está é um degustação de quem busca ler a comédia Humana e acho que sim!

Deguste você também...

{...} "Manequins de gesso, fragmentos e bustos de deusas antigas, amorosamente polidos pelo beijo dos séculos, juncavam as mesinhas e os consolos. Intocáveis esboços a três lápis, sanguina ou pena cobriam até o teto." {...} ( pág . 8)

É isso gente espero que tenham gostado e se interessem a ler. vale muito a pena nem preciso dizer que me deixou com aquele gostinho de quero mais e que classifiquei com 5 estrelas e um coraçãozinho!

beijocas e até amanhã!


8 comentários:

  1. Bem curto clássicos mas não sei se leria esses hehe, talvez o primeiro o segundo parece mais tenso :)

    bjos

    ResponderExcluir
  2. Ohhh fico mto feliz que vc gostou;... e se tiver a oportunidade encare a leitura... é mto boa... :D

    ResponderExcluir
  3. Excelente resenha, tbm não entendo como as pessoas não lêem clássicos, eu adoro!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Amiga que bom que vc gostou... fico muito contente com isso... espero fazer mais resenhas assim de qualidade :) bjokas no seu core e muito obrigada por deixar sua marca nesse cantinho especial! :D

      Excluir
  4. Oi Ana!

    Ótima resenha.Você escreve muito bem, como eu já disse várias vezes,rsrs.
    Bom, fiquei com interesse em ler.Principalmente o segundo conto.
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. obrigada pelos elogios amiga... que bom que vc gostou... vale mto a pena são 5 reais super bem investidos! :) bjokas enormes no core.... >D

      #Volte #Sempre

      Excluir
  5. Oi Ana,

    Nossa fiquei com vontade de ler...principalmente o segundo conto.
    Ótima resenha,parabéns!

    beijos!

    ResponderExcluir