26 de novembro de 2012

Opinião: Você Lê romances de banca?

E lá vou eu falar de um assunto que divide opiniões?
Têm gente que ama... têm gente que odeia...
Mas eles estão ai, desde muitooo, muitooo tempo atrás... fazendo a cabeça de adolescentes, ou de mulheres que buscam um pouco de romance, de amor e de aventura em sua vida. Com preço mais que acessível, os romances de banca são uma verdadeira tentação!
meu primeiro contato com eles foi a um tempo atrás por descobrir uma serie da Harlequin e romances medievais... (pra que fui comprar viciei). Mas vamos aos fatos, com capas nada convidativas que eles possuem.. um material muitas vezes ruins, romances são deixados de lado nas bancas de revistas. Mas se ninguém compra porque eles ainda sim está lá?
Para mim a resposta é bem simples eles devem vender sim, se não não existira.
Outra coisa que me perguntei é porque das pessoas terem tanto preconceito ao ler um romance assim, nós sabemos que teremos um final feliz, sabemos que teremos encrencas, sabemos que teremos mortes e cenas adultas. Mas isso não encontramos em qualquer livro ou romance hoje?
O fenômeno de 50 tons de cinza está ai pra provar!


Mas o que atrai as pessoas a lerem?
Bom na minha singela opinião o fato de ser rápido, fácil, de ter aventura, mistério, segredos...
Personagens bem desenvolvidos e altamente descritos (sabemos se o cara tem algum defeito, cabelo da mulher, seus medos e pensamentos)
O preço também é algo muito convidativo, os novos custam em torno de 10 a 5 reais. usados chegamos a levar 2 por 5, 2 reais cada e assim vai indo.
O fato também de ser livros leves, com papel da cor de jornal que facilita e muito a leitura rápida, uma fonte agradável, no tamanho certo é algo que também atrai a leitura.

Eu leio romances de banca e até possui alguns títulos, na sua maioria da serie medieval, um que posso destacar que a história foi muito bem planejada e os personagens bem trabalhados foi "Possuída pelo desejo" (não me perguntem esse nome não tem nada a ver com a história #Sério), sabe quando tudo se encontra em uma serie de mentiras, de temores e somente tem uam pessoa capaz de te salvar, mas que você acaba salvando ele? (espero não estar viajando demais), bom é assimq ue me senti lendo!
^^ prometo um dia fazer uma resenha direitinho, percebo que a maior parte dos blogs não fazem resenhas de romances de bancas.

Bom segue um trechinhu de um artigo que achei bem interessante sobre os romances de banca:


"Muitas escritoras de romances de banca fazem tanto sucesso que começam a escrever livros que serão vendidos em livrarias, mas com as mesmas características dos romances de banca. Então, existem livros em livrarias com conteúdo de romance de banca. E existem muitos! O grande exemplo de uma escritora que migrou do romance de banca é Nora Roberts com mais de 160 livros publicados (!!) e traduzidos para mais de 25 idiomas.
Há muitas outras escritoras de romances de banca que passaram a ser escritoras de romance de livraria, como Candace Camp, Anne Mather, Penny Jordan, Carole Mortimer, Patricia Potter, Anne Weale, Ruth Langan, Sandra Canfield e Abra Taylor, para citar algumas.
Devido a esse padrão sistemático de produção e escrita, atribui-se a leitura de romances de banca às pessoas com baixo nível de escolaridade. Entretanto, estudos mostram que essa conclusão é totalmente errada: as leitoras são mulheres de classe média, entre 20 e 40 anos e 80% trabalham.
Não há dúvidas que a leitura de qualquer tipo de literatura é positiva, porém acredito que deve-se sempre tomar cuidado com os extremos. Esse tipo de literatura faz parte da literatura de massa, onde estão englobados também os best sellers. A leitura da literatura de massa é considerada uma mediadora entre a leitura dessa e da outra literatura (a considerada literatura consagrada). É importante passar por essa ponte e experimentar novos tipos de literatura e, assim, aumentar a visão de mundo e as próprias perspectivas de vida.
Não é saudável, por exemplo, ler durante anos apenas romances de banca, pois se corre o risco de tornar-se uma pessoa com senso crítico limitado e assimilar somente a postura ideológica do tipo de mulher/homem retratado nesses romances. O mesmo raciocínio serve para a leitura única de clássicos. Claro que todos temos preferências, mas viver de acordo com opiniões e idéias extremas nunca é saudável.
Então, da próxima vez que você vir uma mulher (ou homem por que não?) lendo um livrinho com a capa com um homem musculoso sem camisa e uma mulher (muito provavelmente loura) com ares extasiados por sua beleza, não vá torcer o nariz: aquilo é só uma distração, não é um lembrete de solidão ou um aviso que ela precisa de um namorado! Assim como muitos best sellers que conhecemos (e adoramos) esses livros tem o papel é de entretenimento e (espera-se) intermediação para os (considerados) grandes livros da literatura." (Fonte: http://www.ambrosia.com.br/romance-de-banca-voce-tem-vergonha-que/)

Para finalizar, posso dizer duas coisas: não julgue sem ler, e também não julgue o livro pela capa!

E vc Leeu , Lê ou pretende Ler um romance de banca?
Deixe a sua opinião!
Beijinhus Até a próxima!


Nenhum comentário:

Postar um comentário