11 de abril de 2014

#Livro: A Abadia de Northanger - Jane Austen


Sinopse - A Abadia De Northanger - Jane Austen

A Abadia de Northanger é considerado um dos trabalhos mais ligeiros e divertidos de Jane Austen. De facto, para além dos ambientes aristocráticos da fina-flor inglesa do século XVIII, encontramos aqui uma certa dose de ironia, sátira e até comentário literário bem-humorado.

Catherine Morland é porventura a mais estúpida das heroínas de Austen. A própria insistência no termo “heroína” ao longo da obra e a constatação recorrente do quão pouco este epíteto se adequa à personagem central fazem parte da carga irônica da história. E se Catherine é ingenua para lá do que seria aceitável, e o seu amado Henry a personificação de todas as virtudes masculinas mais do que seria saudável, a perfídia dos maus da fita - amigos falsos, interesseiros e fúteis – não lhes fica atrás no exagero. Tudo isto seria deveras irritante não fora o tom divertido com que Austen assume ao longo das duas partes que constituem este livro o quão inverosíméis são as suas personagens…

Acrescente-se a paródia do romance gótico e do exagero em que induz as suas leitoras, e uma crítica inteligente aos críticos que acusam o romance de ser fútil e “coisa de mulheres”, e temos uma interessante historieta de amor, escrita com bastante graça e capaz de ultrapassar a moralidade caduca que nos habituamos a esperar da pena de Jane Austen.

Opinando!

Mais diversão menos romance... mas nem por isso um livro que passa longe de ser ruim e com problemas...
Sabem eu lembro que li todos os seis livros da Jane lá no meu fundamental (põe tranquilamente mais de 10 anos nisso) desse particularmente eu não lembrava quase, talvez por ser a história mais sarcástica dela, e eu nunca fui muito boa em ver isso em livros ou até no modo das pessoas falarem.

Mas deixando de lado o famoso caio na minha mão e lá vou eu ler... que agradável surpresa tive, dei muitas risadas das divagações de Catherine e dos momentos em que a Jane coloca os próprios personagens de um romance a falar mal e rirem de romances, falando e defendendo que os melhores livros são os livros que nos dão algumas informações e que o resto é apenas papel mal utilizado! ( ri muito nessa cena!!)


O Livro é uma leitura gostosa com capítulos curtos e bem articulados, que fazem com que o leitor viaje nos bailes, nas antigas reuniões sociais... aiii fiquei imaginando o vestidos, as luvas, a musica e o senhor Tinley!
:3

"Mas Catherine desconhecia suas próprias vantagens - não sabia que uma garota bonita, com um coração afetuoso e uma mente muito ignorante, não pode deixar de atrair um jovem inteligente, a não ser que as circunstâncias sejam particularmente perversas." 
- Jane Austen ( Northanger Abbey )
Posso apenas concluir que dei 5 estrelas e mais um coraçãozão!!!
(risos!)

#Recomendo...




Nenhum comentário:

Postar um comentário