Sinopse - Os Bórgias - Mario Puzo
"Este livro, do mesmo autor de Cosa nostra e O poderoso chefão , entre outros, apresenta uma viagem à Itália do século XV para contar a história dos Bórgias, a primeira grande família criminosa que deu origem à máfia dos nossos dias. A história começa com o Cardeal Rodrigo Bórgia se transformando no sumo pontífice da Igreja Católica, Carlos VI, ao manipular as eleições papais de 1492. O enredo tem como fio condutor o apetite de Rodrigo por poder, riqueza e mulheres. Um apetite apenas rivalizado pelo amor doentio pela própria família. Rodrigo consolida seu poder em uma grande rede de alianças criminosas, que deu origem à grande família mafiosa imortalizada, séculos depois, pelo próprio Puzo. Os Bórgias é um romance histórico empolgante, uma sinfonia repleta de notas dissonantes - amor e orgulho, traição, ódio e assassinato."
Opinando...
Quase um livro de história....
Essa é a frase que realmente resume o que achei do livro e sua narrativa.
Pois essa sem dúvida é o ponto negativo mais visualizado nela, afinal temos um narrador em terceira pessoa, que não consegue se desenvolver junto com os personagens, e acaba em muitos momentos se tornando um narrador de Jogo de Futebol, pois dentro de alguns diálogos acaba por apenas repetir as ações dos personagens.
Mas tirando isso esse foi um dos livros com a história mais interessante que tive o prazer de ler nesse ano (agradeço ao meu fofo namorado pro me emprestar a edição dele - Brigado Bruno), mas voltando ao livro, foi uma historia bastante surpreendente com passagens realmente fantásticas e um clima de família do crime com jogo de interesses (nesse aspecto me lembrou muito Guerra dos tronos do Martin). O Puzo vai relatando verdadeiras jogadas feitas pelos personagens para transformar a família Bórgia na mais poderosa família da cristandade.
Para isso o papa Alexandre não poupa ninguém, e derruba seus inimigos de forma maestria com a utilidade de artifícios nem sempre bem vistos pela sociedade e muito menos pela religião.
O meu personagem favorito tanto no livro como na série é Michelotto, o famoso assassino e faz tudo da família que se tornara o protetor dos filhos do papa. no livro ele é um ser sinistro mas com alto senso de justiça e realmente um ser surpreendente.
Nota: dei 5 estrelas e achei um livro bastante difícil de relatar minha experiencia com ele, gostaria de ler mais coisas da família para ter uma base maior e mais abrangente da história, pois não éa apenas a historia da família mas sim da transição entre a Idade Média e Moderna.
Dica:
Tê uma série bem legal, produzida nos EUA sobre a família e baseada nesse livro do Puzo intitulada "Os Bórgias"
Espero que tenham gostado
:3
#Beijocas e deixem um comentário!
Oi Ana!
ResponderExcluirJá li o livro Poderoso chefão do Mario Puzo e adorei!
A série eu assisti um tempo atrás no canal a cabo TCM e achei maravilhosa muito bem feita.
Gostei da sua opinião sobre o livro :) e a postagem.
Beijo!
Ahhh obrigada e que legal que vc gostou :3
Excluirfico mto feliz com isso :D
espero ler em breve o poderoso chefão :3
dai quando ler eu trago a opinião pra o pessoal ver :D bjokas enormes e brigadinho por ter passado por aqui :3