13 de dezembro de 2014

Livro: Mente Assassina - P. D. James


Sinopse:

Fundada entre as duas guerras mundiais, a Clínica Steen recebe pacientes psiquiátricos ambulatoriais de boa situação financeira para tratamentos psicoterápicos e analíticos, atividades de arte-terapia, aplicações de eletrochoque e sessões com lsd destinadas a liberar as inibições mais arraigadas de alguns deles.

A noite caiu. Médicos e empregados concluem as tarefas do dia. Um grito animalesco sobe do subsolo, atravessa salas e corredores e interrompe as reflexões do paciente do dr. Steiner sobre as razões do colapso de seu terceiro casamento.

No vestíbulo, a jovem Jennifer Priddy, pendurada no pescoço de um dos porteiros, faz força para se controlar. Acaba de encontrar, na sala dos arquivos, o corpo da gerente administrativa caído sobre dezenas de pastas com anotações médicas sobre antigos pacientes.

É verdade que a srta. Bolam irritava as pessoas. Nada grave, só falta de jogo de cintura, diziam todos.

Mas aquele assassinato brutal, com detalhes grotescos, parecia resultar de um ódio muito profundo.
Adam Dalgliesh estava ali para elucidar o mistério de Enid Bolam. 

Opinando....

Esse foi o primeiro livro que li da autora, e posso dizer que adorei o detetive criado por ela. Adam Dalgliesh é um pouco diferente dos demais detetives que estamos acostumados a ler, no inicio do livro descobrimos que ele além do emprego na Scotland Yard ele é escritor, e ainda por cima de poemas, e poemas um pouco sombrios como são descritos ao longo do livro.


Também descobrimos outras informações referentes ao detetive, como o fato de ele ter ficado viúvo e que isso o tornou uma pessoa mais amarga.

Nesse ponto a autora começa a introduzir as histórias paralelas dos personagens envolvidos no assassinato e que trabalham na clinica de reabilitação. para isso ela narra o ponto de vista de cada "chegada em casa" apos o crime dos envolvidos, o que nos dá uma gama de personagens, motivos, e álibis para cometer ou não o assassinato. A vitima passa a ser objeto do detetive e descobrimos coisas a respeito da sua personalidade e de como ela se relacionava com as pessoas que trabalhava em muitos momentos até se tornando uma pessoa que era desprezada e tida como fria e calculista por seus colegas de serviço.

Temos um primeiro capitulo bastante longo, no qual também é realizado os interrogatórios para reunir as informações.

A autora conseguiu desenvolver seus personagens de uma forma bastante prazerosa, pois ao longo da leitura, percebemos que cada um possui sua personalidade e características de linguagem bastante definidas, o que nos dá um bom espaço para tentar descobrir quem é o assassino.

Foi uma ótima primeira experiencia de leitura, e que me instigou a ler os demais livros da autora!

Minha nota foi 5 estrelas.

Beijocas e até o próximo post!

Nenhum comentário:

Postar um comentário