29 de julho de 2014

Livro: O Condenado - Bernard Cornwell



Sinopse - O Condenado - Bernard Cornwell

Nesta obra, Cornwell constrói um thriller de mistério que o consagra como um dos principais escritores históricos da atualidade. Sua descrição dos enforcamentos é impressionante, assim como os detalhes da crueldade nas prisões inglesas pós-Napoleão.

 Por meio de criteriosa pesquisa histórica e da narrativa envolvente com a qual disseca a vida de seus personagens, o autor acompanha o fim da guerra entre Inglaterra e França. Rider Sandman - um dos heróis de Waterloo - volta para casa e encontra um país corrupto, pobre, repleto de conflitos sociais e onde o cadafalso se tornou sinônimo de justiça.

 A decepção de Sandman com a terra natal empalidece quando descobre que o próprio pai se matou, deixando uma fortuna em dívidas de jogo. Sandman - hábil com a espada e exímio jogador de críquete - precisa sustentar mãe e irmã e, além disso, liberar a noiva do compromisso de casamento. Enquanto luta contra várias dificuldades, aceita investigar o assassinato da condessa e as declarações de inocência do pintor.

 A apenas sete dias do enforcamento e com a pressão para corroborar as acusações, Sandman descobre pontos obscuros na história oficial. Mesmo pedida uma reinvestigação do caso pela própria rainha - o acusado é filho de sua costureira -, Sandman acredita que alguém não quer que a verdade venha à tona.




Opinando...

O que falar de um dos melhores livros que já li na vida?
Um Thriller policial ótimo e o melhor ambientalizado no século XIX aonde temos cadafalsos, prisões, exercito que sobrou das guerras napoleônicas e uma população pobre.

Nesse ambiente conhecemos Sandman um ex militar que travou a sua ultima batalha em Waterloo e apos isso se desvincula do exercito e parte para a cidade, mas nesse meio tempo seu pai se suicida e deixa a família cheia de dividas, deixando sobre ele a responsabilidade com a mãe e a irmã.

Na cidade ele consegue um emprego temporário como jogador de críquete e com isso contatos com pessoas importantes e influentes da sociedade da época.

Nisso ele trava o conhecimento com o secretario do Interior (pessoa que cuida da resolução dos crimes - a nota histórica do livro esclarece muito o contato com esses cargos públicos, tanto que recomendo a leitura antes do livro inclusive), que acaba contratando Sandman para investigar o assassinato de um Condensa.

Como em um bom Thriller nos temos o acompanhamento dos pensamentos e das reações do "investigador" por um curto período de tempo, nesse caso 7 dias, e todas as ações dos personagens vão girar em torno da investigação não conhecemos o antes e depois dos personagens.

Realmente o Bernard acertou ao desenvolver uma historia com os mesmos elementos já conhecidos e que seu publico gosta de ler nos demais livros, nesse. E uma das cenas que realmente é bem desenvolvida, são as de perseguição e luta com espadas.

A leitura é gostosa e fluida, e usa inclusive gírias utilizadas na época, algo que me irritou um pouco foi que certos elementos não foram traduzidos e outros sim, o que provocara para um publico que não possuem conhecimento na língua britânica um estanhamento.

Nota: 5 estrela + Favorito.

Degustem...


Espero que vocês tenham gostado e até a próxima !

Nenhum comentário:

Postar um comentário