Sinopse:
Frankenstein - FRANKENSTEIN (MARY SHELLEY)
Pedi eu, ó meu criador, que do barro me fizesses homem? Pedi para que me arrancasses das trevas?” (Milton - O Paraíso Perdido). Frankenstein, romance escrito no século XIX por Mary Shelley é um trabalho de grande tapeçaria literária, com referências a Milton e a outros grandes clássicos da literatura universal. Victor Frankenstein, um estudante de medicina, revoltado diante da morte de sua mãe, isola-se do mundo e, obstinado, parte para a busca do ideal humano: a imortalidade. A entrega a esta busca o faz criar e dar vida à criatura, protagonista do romance.
Contudo, tal criatura possui estatura gigantesca e marcas profundas oriundas das várias cirurgias que seu criador o submeteu. Pior que isto, não recebe nenhum nome, perdendo qualquer possibilidade de conseguir enquadrar-se socialmente. Não sendo capaz de entender as vinculações de sua ação, o criador, abandona a criatura, afastando-o de qualquer elo afetivo. Totalmente sozinho, e à margem da sociedade, esconde-se de tudo e de todos e, nesta postura solitária, aprende o mundo através dos livros.
Determinado, a criatura, adotando o nome de seu criador – Frankenstein – determina-se ao aniquilamento de ambos e começa seu intento pelo assassinato dos entes mais queridos de seu criador: irmão, amigos e noiva. Frankenstein é assim: um livro que fala da alma humana. É impossível lê-lo e não se identificar com todos os personagens que o constroem. Revolta, amor, morte, dor, família, amizade, preconceito, desprezo, solidão e vingança são os ingredientes principais desta obra imortalizada pelo tempo. Com certeza, Frankenstein vai seduzir você.
“Lembra-te de que fui criado por ti, eu devia ser o teu Adão, porém sou mais o anjo caído, a quem ser o Adão, a quem tiraste a alegria, por crime algum cometido. Por toda a parte vejo reinar a alegria da qual estou irrevogavelmente excluído. Eu era benévolo, bom; a desgraça tronou-me um demônio”. (Mary Shelley – Frankenstein).
Fonte: http://pt.shvoong.com/books/72742-frankenstein/#ixzz1YHLvwpqo
Opinando:
Que livro incrível!
Não sei se conseguirei passar através de palavras o que senti ao ler esse livro!
foi uma leitura um pouco truncada em seu começo, pois ele se assemelha a todos os filmes baseados na obra, o que torna a leitura um pouco sem atrativos, mas ao passar das páginas inicias somos apresentados a um clima único, com descrições que chegam a se tornar poéticas.
O livro é narrado por Walter, capitão de um navio que resgata um homem preso em uma tempestade de neve, no norte da Europa, que por acaso é Victor Frankenstein, o criador da Criatura (que por sinal jamais ganha um nome ao longo da narrativa).
Victor é um homem acabado, que vê em Walter a forma de se redimir com o mundo ao contar sua história, descobrimos então através de narrativas o que levou a criação da criatura.
A criatura é um admirável, a autora conseguiu transmitir a ela tanto os defeitos como as qualidades de um ser humano, além de nos levar a crer que tudo o que aconteceu foi passos de circunstâncias e não apenas escolhas feitas ao longo da jornada.
A história de vida e crescimento da criatura é emocionante e triste, o que transforma em uma história pesada, sombria, um verdadeiro romance gótico no qual não temos nenhuma luz de felicidade ou de esperança ao avançarmos na leitura. E realmente a criatura é um ser fascinante que lembra muito todos os seres fantásticos que não são homens mas que desejam ser, nesse caso ele só deseja ter companhia, pois a solidão o destrói ao longo dos anos, e todas as suas tentativas são fadadas ao fracasso. outra característica é a obsessão desenvolvida por ela por seu criador que acaba por se tornar ao longo da narrativa um ser amado e odiado por ela.
Os encontros feitos ao longo do livro entre Vitor e sua criação nos deram a oportunidade para Mary, desenvolver um linguagem poética, capaz de nos fazer pensar sobre alguns assuntos como: o limite da vida, o amor entre as pessoas, sobre honra, o que é realmente um ser humano e sobre a ética de ser um cientista.
Uma das coisas que mais me chamaram a atenção também são os detalhes de cada local, e do tempo decorrido ao longo da historia além de seu ritmo calculado a ponto de formar pequenos climax ao longo da história.
Minha nota foi 5 estrelas e um coração de favorito, será sem dúvida um livro que vou querer reler daqui a alguns anos, pois quero ver se ele continua tão atual como foi nessa leitura.
Recomendo também que assistam o vídeo da Clarie, pois ela soube falar bem melhor sobre a história do que eu, inclusive foi por causa da sua opinião que pulei o livro na fila das leituras!
Sou looooouca para ler esse livro!
ResponderExcluirEle parece ser emocionante, instigante, diferente!!!!
Assim que der, lerei!!
E vc fala dele com tanto amor, deu mais vontade ainda! rsrs
bjooos,
Ana
Oiee More... que bom que você gostou!
ExcluirEu adorei a leitura, e fico imensamente feliz que consegui passar através do meu texto a impressão de tudo que senti ao ler o livro!
Recomendo muito!!!
E só te falo! Leia logooooooo
Vais adorar... mil beijos
Interessante mesmo, fiquei com vontade de ler, só por causa do post. Morango sabe convencer agente nas palavras e.e
ResponderExcluirQue bom que você gostou esse entrou facin para a listinha de amados!
ExcluirSou super apaixonada! Tanto que tive quedinhas pela criatura ao longo da leitura :)
Beijos te empresto assim que acabar os demais :D
Esse livro está na lista a ser lida há séculos e vc como sempre me deixando morta de curiosidade com ele, por favor páre de postar livros CULT pq to tendo coceira já kkkkkkkkkkkkkkk
ResponderExcluirVc é show Ana, adoroooo suas resenhas!
http://dailyofbooks.blogspot.com.br/
Oieee amore...
Excluirhahaha que bom que te deixei morta de curiosidade para ler esse livro...
era essa a minha intensão mesmo!
eu adoro esses romances..
principalmente esses clássicos do gótico. Só te falo algo começe a ler esse imediatamente! é muito bom e merecia ser lido pro todo mundo! beijos enormes!