Sinopse:
As suspeitas começaram quando Mr. Utterson, um circunspecto advogado londrino, leu o testamento de seu velho amigo Henry Jekyll. Qual era a relação entre o respeitável Dr. Jekyll e o diabólico Edward Hyde? Quem matou Sir Danvers, o ilustre membro do parlamento londrino?
Assim começa uma das mais célebres histórias de horror da literatura mundial. A história assustadora do infernal alter ego do Dr. Jekyll e da busca através das ruas escuras de Londres que culmina numa terrível revelação.
O escocês Robert Louis Stevenson é considerado um dos maiores escritores da literatura mundial. Inexcedível no gênero de romances de aventuras, é autor de A ilha do tesouro, um dos livros mais célebres de todos os tempos (1883). O médico e o monstro é um clássico entre os clássicos de horror e mistério. Stevenson escreveu ainda O raptado, As aventuras de David Balfour, O morgado de Ballantrae, entre outros.
Opinando:
Esse é um daqueles livros que eu posso começar contando a vcs que eu adorei, me apaixonei!
Tanto pela escrita do autor, pela forma com que os personagens são pincelados a nós assim como a forma com que a história vai se formando em relatos.
Acho que todos conhecem a história do médico e o monstro, afinal ela foi tema de vários filmes e desenhos animados, é sobre um médico que cria uma porção capaz de separar o bem do mal, e assim conseguir libertar um lado seu que até então era reprimido por uma boa personalidade e excelente índole.
Uma das coisas que mais me chamara a atenção é a forma que a história vêm sendo construída através de relatos tidos de terceiros sobre um personagem londrino no minimo estranho, que acaba por chamar a atenção das pessoas pela sua falta de tato, e pela sua crueldade.
Como na forma de um romance policial clássico, o autor vai nos dando pistas sobre o que realmente está acontecendo e quem seria o misterioso monstro! A partir dessas pistas lá pelo meio da história começamos a supor o que aconteceu, ai vocês me perguntam porque perder tempo lendo u clássico que já descobrimos o fim no meio? A resposta é bastante simples pela genialidade da explicação, inclusive pela "filosofia" do dr Jekyll ao explicar o porque de suas decisões o que torna a leitura simplesmente envolvente.
Eu posso dizer que li esse livro numa fase boa de minha vida, aonde posso refletir sobre um lado bom e um lado ruim, essa dualidade que todo o ser humano têm inclusive, passa a ser questionada pelo autor, o que dá a obra uma magnitude extraordinária, com toda a certeza um livro pra ser relido.
Minha nota foram as 5 famosas estrelas! e mais um coração de favorito =)
E que tal deixar algum comentário sobre quem leu ou pretende ler, gostaria muito de ter alguém para conversar sobre esse livro! Afinal foi simplesmente surpreendente! Tanto que já coloquei na minha listinha de leitura os demais livros do autor!
Beijos e até o próximo post!
Nenhum comentário:
Postar um comentário