14 de outubro de 2014

Livro: Lady Susan - Jane Austen




Sinopse - Lady Susan - Jane Austen

LADY SUSAN, o romance epistolar de Jane Austen, nunca recebeu muita atenção dos leitores em comparação com os seus outros seis romances maiores, principalmente por ser uma obra curta. 

Os estudiosos de sua obra estimam que tenha sido escrito entre os anos de 1793 e 1794, quando a jovem escritora encontrava-se em seus últimos anos de adolescência. Representa um hiato na totalidade da obra de Jane Austen por se caracterizar como um estudo sobre uma mulher adulta, que usa sua inteligência e charme para manipular, trair e abusar de suas vítimas, sejam elas, amantes, amigos ou mesmo membros de sua família. 

Escandalosamente divertido e artisticamente melodramático, LADY SUSAN é um romance quase esquecido dentro do conjunto da obra de Jane Austen, menosprezado pela comparação com os seis romances maiores publicados pela escritora. 

Uma vez que poucos romances podem superar ou se equivaler às obras-primas de Jane Austen, LADY SUSAN deve ser aceito pelo o que realmente é: uma peça encantadora e muito divertida, elaborada por uma jovem escritora que não apenas nos apresenta personagens interessantes e provocantes, mas que também nos revela sua compreensão inicial das maquinações sociais através de uma linguagem muito requintada. 

Seu maior desafio parece residir nas limitações do formato epistolar onde a narrativa é revelada gradativamente através da perspectiva de uma pessoa e, em seguida, através da reação e resposta do outro, o que não permiti a energia do diálogo direto ou a variação de descrições de cena ou arredores. Dadas suas limitações narrativas ainda é uma joia brilhante; inteligente, engraçado e intrigantemente mal intencionado. 

Um romance magnificamente trabalhado, apresentando os costumes e os modos do período da Regência inglesa que irá deliciar os entusiastas de Jane Austen com sua sagacidade e elegante expressividade.

Opinando...

Primeiro de tudo, eu acho que devo dar os meus parabéns para a editora Landmark por essa edição de Lady Susan super bem trabalhada e de alta qualidade. Além de ser bilíngue.

Essa foi a minha primeira leitura da obra e eu devo dizer que assim que acabei tive a sensação de querer rele-la, e isso não me acontece desde livros como "Amor de redenção" "O rei do inverno" entre outros.

Nessa obra escrita através de cartas, a onde Jane teve uma clara influencia do livro "Os sofrimentos do jovem Werther" em termos de estilo e de como as cartas são apresentadas ao leitor, com uma pequena descrição dos personagens envolvidos, depois temos uma apresentação do lugar, dos demais personagens sobre o ponto de vista de quem esta escrevendo a carta.

Esse inclusive é uma das vantagens ao escrever um romance dessa forma, pois permite ao autor dar vozes diferentes aos seus personagens, desde modos mais formais como mais informais dependendo para quem a carta será enviada, além é claro de assim ir pincelando até mesmo no caráter dos personagens através das informações contidas nessas cartas.

A nossa heroína e tema principal das cartas é Lady Susan, uma das personagens mais emblemáticas pra mim de Jane Austen, pois devo confessar a vocês que ainda não consegui me decidir se gosto dela ou não?! Seu caráter é muito duvidoso, e através das cartas temos claramente a ideia de que seu caráter é bastante lascivo e manipulador, ao ponto de descobrirmos seus verdadeiros sentimentos em relação as pessoas envolvidas quando Lady Susan escreve para a sua amiga Alice.

Os grandes momentos e cenas do livro no geral são os confrontos de mãe e filha, que ao longo das cartas percebemos os sentimentos que ligam as duas não são os mais nobres.

Outra característica que podemos destacar é o senso de humor afiado que temos em muitas das cartas aonde o sacarmos é colocado em pequenas doses que apenas o leitor mais atento poderia pegar.

Degusten...



Eu espero que através desse texto tenha conseguido transmitir tudo o que senti ao ler Lady Susan, e também devo admitir que estou me coçando para iniciar uma releitura!

Minha nota só pra variar um pouquinho se tratando de Jane Austen, foram 5 estrelas e mais um coração fofo, e tentarei me fazer uma proposta de tentar ler esse texto em inglês no original! Estou pensando se conseguiria pois nos poucos trechos percebi que é uma leitura mais arcaica e bem mais trabalhada! Mas vamos ver!
Beijos a todos e até o próximo post!

Nenhum comentário:

Postar um comentário