22 de julho de 2013

Livro: Histórias extraordinárias - Edgar Allan Poe

Sinopse - Histórias Extraordinárias - Edgar Allan Poe
O homem sempre sentiu medo, sobretudo daquilo que não pode entender,do incerto e — porque não dizer — do proibido. Talvez por isso o horror tenha algo que nos afaste, mas que também nos atraia e nos deixe fascinados. E foi desbravando essa estranha e ambígua sensação que o contista, crítico e poeta norte-americano Edgar Allan Poe se consagrou como um dos mestres do gênero do terror e o pai da literatura policial. Ambientes sombrios, ruas desertas, esquinas escuras, mansões malditas, assassinatos misteriosos e personagens sobrenaturais compõem a atmosfera gótica que tanto marcou suas histórias de terror. Poe detém o poder de envolver o leitor desde a primeira frase. Ele nos conduz pelo conto, deixando escapar apenas o que devemos saber naquele momento, mantendo o suspense até o desfecho invariavelmente inesperado. Mas suas fina ironia, seu sarcástico humor e suas inigualáveis lógicas e sagacidade também são elementos que cunharam a obra desse homem que influenciou de forma decisiva o conto moderno de horror. Ler as histórias de Edgar Allan Poe nos faz regressar aos tempos de infância, em que os maiores medos despertavam o horror, mas também deixavam um estranho desejo de sentir o corpo arrepiar, só mais uma vez. Uma experiência inigualável. 

Minha Opinião: Maravilhoso. sabem aqueles livros que te causam tantas coisas que é difícil escrever sobre ele? bom eu senti lendo este... eu gostaria muito de conseguir expressar em palavras tudo o que este livro me trouxe, mas será um pouco complicado, com uma escrita simplesmente integrante, personagens magicamente construídos em poucas palavras, com frases curtas e parágrafos bem estruturados, transmitindo a ideia principal a cada  nova parte da história. O autor me conquistou, eu já tinha tido uma experiencia maravilhosa ao ler O Mistério de Marie Rogêt e resolvi apostar em mais uma obra do autor e não me decepcionei.
O livro é composto de contos anteriormente publicados em um jornal. Os contos são:
~>Os crimes da rua Mourgue - O famoso segundo caso e apresentação do nosso priemrio detetive o Dupin!

~>O escaravelho do diabo - Uma relíquia egípcia, um código indecifrável e um pesquisador louco!

~>O Gato negro - O que um gato pode transformar a pessoa, e no que a pessoa pode transformar um gato.~>O Barril de Amontilhado - Nem tudo é o que parece.

~>Manuscrito encontrado em uma garrafa - Preciso dizer... algo... mas não sei o que... simplesmente um relato...

~>Eleonara - Nem sempre o amor pode ter um desfecho feliz.

Dou 5 estrelas e mais um favorito e recomendo a todos a leitura. 
Beijos e até o próximo... 


Nenhum comentário:

Postar um comentário